Ocorreram várias reuniões para discussões sobre o “PLR” em nossa federação, entre várias propostas
patronais, a última enviada pelo SESVESP, foi esta:

Piso da Categoria
– o período de apuração deverá ser anual iniciando em 01/01/2010 até 31/12/2010, fechando em ciclo de 12 para apuração do valor que cada um terá direito, cujo pagamento será no mês de abril de 2011. O objetivo é motivar ainda mais os empregados com maior tempo de empresa, a “PLR” será paga seguindo critérios abaixo: R$ 210,00* (duzentos e dez reais) para a apuração do ano de 2010 cujo pagamento será realizado no ano de 2011.


EDITORIAL

Companheiros,
A preocupação está cada vez maior com este momento de crise, devido ao desemprego; rumos da economia mundial e como os negócios serão afetados. Será um período menos favorável. Afinal, em maior ou menor escala, todos seremos prejudicados. E o mercado de segurança não permanecerá alheio a isso. Todos vão rever seu planejamento e optar pelas atividades essenciais. Claro que, a segurança é e continuará sendo indispensável. Pelo menos, é o que nós esperamos, e temos que mostrar e comprovar aos nossos clientes.
“Em momentos de crise, as oportunidades aparecem. E os melhores acabam por se destacar”......................

Aparecido Gonsalves

“Em 20 de dezembro de 2008, com a agilidade do nosso Jurídico, conseguimos a liminar para abolir a Assembléia de Criação, onde consta no nosso Estatuto esta representação...............................
Causando surpresas a todos, existem pessoas do nosso meio que dizem representar nossa Central Sindical, mas estão prejudicando e trabalhando contra o nosso sindicato”, comenta Aparecido Gonsalves.

NOVIDADE

:: EM BREVE NOVA SEDE ::

Federação adquiriu uma Sede Própria na Rua Antônio Bento, 158 – Santos.
Foi doada ao Sindicato de Santos para atendimento aos associados.

“Alguns anos atrás, a diretoria fez este pedido a Federação para a compra desta sede em Santos e atendendo a nossa solicitação, o presidente Sr. Pedro Araújo, comprou e doou, mostrando com isto, a preocupação com os nossos vigilantes”, diz Aparecido Gonsalves.


VIGILANTES PODERÃO TER DIREITO
A PORTE DE ARMA FORA DO EXPEDIENTE

A Câmara analisa o Projeto de Lei 4304/08, do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que isenta os vigilantes que comprarem arma para uso particular do pagamento da taxa de porte. A proposta acrescenta a medida ao Estatuto do Desarmamento (Lei10.826/03), que determina que as armas utilizadas por esses profissionais sejam de propriedade, responsabilidade e guarda das empresas onde trabalham. Atualmente, de acordo com o estatuto, as armas não podem ser compradas pelos vigilantes para uso particular. Onyx argumenta que os vigilantes possuem treinamento e, portanto, capacidade para portar arma. A isenção, segundo projeto, valerá para os vigilantes das empresas de segurança privada e de transporte de valores que comprovarem que já utilizam arma de fogo em serviço. O estatuto, em relação atual, não isenta os vigilantes do pagamento de nenhuma taxa. De acordo com as regras vigentes, são isentos os integrantes das Forças Armadas, das polícias e dos corpos de bombeiros militares, entre outras categorias.


ATENÇÃO AOS VIGILANTES PARA ESTES AVISOS:

Fiquem em alerta com estas empresas abaixo que estão infringindo nossos direitos trabalhistas...

METROSEG – Metropolitana de Segurança Patrimonial Ltda.:
- 13º salário em atraso;
- vale-transporte como vale-refeição estão indevidos;
- as verbas rescisórias dos funcionários quando dispensados não estão sendo pagas ;
- as homologações não estão sendo realizadas no sindicato e nem no Ministério do Trabalho, para resgate do FGTS.

ALBATROZ – Segurança e Vigilância Ltda.:
- as homologações não estão sendo realizadas no sindicato e nem no Ministério do Trabalho. O funcionário tem que se locomover a SP e não é ressarcido c/o valor das despesas;
- a empresa foi chamada no sindicato para prestar esclarecimentos sobre os seguintes assuntos:
a) vale-transporte: não está sendo repassado no valor correto aos funcionários;
b) vigilante em tempo parcial: a empresa diz estar tomando providências para que este cargo seja extinto, mas até o momento nada foi feito e há funcionários nesta função, sendo que não dever haver hipótese nem de ser contratado;
c) rescisão contratual: aviso prévio, homologação e recolhimento das guias c/ a multa de 40%, devem ser realizadas no sindicato, mas a empresa não está agindo assim;
d) vale-refeição: está sendo repassado em valor menor do que o valor acordado.

ALERTA – Serviços e Segurança Ltda.:
- a empresa apresentou uma documentação sobre o “vale-transporte” no sindicato, relatando que os funcionários não fazem questão do mesmo. Mas, os funcionários dizem que são obrigados a assinar este documento para a contratação.

SISCON – Segurança Especializada Ltda.:
- funcionários reclamam ao sindicato que a empresa desconta a porcentagem do atendimento médico, sendo que a mesma nem é repassada ao plano de saúde;
- pagamento é feito c/ atraso todo mês, por exemplo, o 13º salário foi pago no dia 03/02/2009 e os funcionários foram obrigados a assinar o documento com data retroativa em 20/02/2009.

COMANDO – Serviços Especiais de Segurança:
- funcionários fizeram muitas denúncias da empresa no sindicato. A empresa foi notificada pelas seguintes questões:
a) média de horas extras com incidência sobre as férias;
b) recolhimento do FGTS sobre todos seus vencimentos;
c) descontos efetuados nos salários dos obreiros c/ relação ao período de reciclagem;
d) descontos com relação à alimentação e vale-transporte dos mesmos;
e) recolhimento do percentual devido aos obreiros da categoria (vigilante líder) que estão obtendo o recebimento por fora;
f) desconto referente ao E.P.I. dos obreiros que vem sendo efetuado;
g) desconto c/ relação aos dias de licença paternidade e referente a atestado médico.


Em tempo: O sindicato conversou com o responsável pela empresa Comando e, esta enviou um documento justificando suas falhas e ficou de resolver o mais rápido possível. Caso não seja resolvido, o sindicato tomará as medidas cabíveis.

GP – Segurança Patrimonial:
- funcionários pediram em assembléia realizada, a troca do convênio médico. O sindicato já solicitou a troca, mas até agora nada foi feito pela empresa.

Obs.: As empresas citadas aqui foram chamadas e notificadas pela diretoria do sindicato. Estas ficaram ao par de todos os problemas, mas até a impressão do informativo, não foram resolvidos.


Vigilantes de instituições federais de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica poderão passar a receber adicional na remuneração caso seja aprovado projeto de lei do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) que visa criar adicional por atividade de risco para a categoria. A proposta está na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) e já recebeu parecer favorável do relator, senador Romeu Tuma (PTB-SP). Como a criação de cargos e o aumento de remuneração são competências privativas do Poder Executivo, o relator, por meio de emenda, conferiu caráter autorizativo à proposta. Assim, o projeto autoriza o Poder Executivo a criar o adicional por atividade de risco. O percentual do adicional será definido por regulamento e ficará entre 50% e 100% do vencimento básico. Ainda segundo o projeto, o adicional criado será acumulativo com as demais vantagens percebidas pelo trabalhador. Na justificação da proposta, Zambiasi argumenta que o aumento da criminalidade e da violência nas cidades brasileiras pode exigir do vigilante atuação em situações perigosas. O senador ressaltou que, apesar de os vigilantes serem encarregados de manter a segurança de alunos, professores e funcionários nos campos universitários, a legislação não permite que eles detenham ou prendam infratores, pois essas ações cabem à Polícia Militar. Esses profissionais, informou ainda Zambiasi, não podem portar arma de fogo para cumprir sua atividade ou para segurança pessoal. “Não se pode mais fechar os olhos para o fato de que os vigilantes de nossas universidades ocorrem, diuturnamente, risco à sua integridade física, inclusive podendo pagar com a própria vida na luta por garantir a tranqüilidade da comunidade universitária”, disse Sérgio Zambiasi.

 

Convocação de Assembléia – dia 06/03/2009
19h30/20h - Rua Antônio Bento, 158 – Santos.
“Aguardamos o comparecimento de todos os vigilantes, associados e não-associados”, relata Aparecido Gonsalves.

O vigilante e diretor Jorge dos Santos foi despedido arbitrariamente. Esta decisão foi realizada pela administração do condomínio juntamente c/o síndico, ambos tendo conhecimento da Estabilidade Sindical, após Mesa Redonda no Ministério do Trabalho.
 

PARA CONHECIMENTO ADCIONAL DE PERICULOSIDADE

O Congresso Nacional decretou: Art 1º - Modificação no art. 19 da Lei nº. 7.102, de 20 de junho de 1983, para garantir ao vigilante o recebimento de adicional de periculosidade. Passa a vigorar o adicional de 30% (trinta por cento) sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa. Art 2º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Parágrafo Único – É importante lembrar que muito embora a proposição esteja sujeita a apreciação conclusiva nas comissões, é necessária a mobilização e união de todos nós para que a aprovação e por conseqüência o sancionamento da mesma aconteça o mais breve possível.


A jornada de trabalho do bombeiro civil é definida em 36 horas semanais. A lei ressalta, entre outros benefícios, que os bombeiros civis têm direito a uniforme especial pagos pelo empregador, seguro de vida e adicional de periculosidade de 30% do salário mensal. Esse cálculo não inclui gratificações, prêmios ou participação nos lucros, caso existam. Além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os ministros Carlos Tupi e Tarso Genro também assinaram a mesma.


Trabalhador unido, sindicato forte, categoria vencedora.
Venha você também, junte-se a nós e engaje nessa luta!


 

Rua Antonio Bento, 158 Vila Mathias - Santos/SP CEP 11075-260
Tel.: (13) 3232-3432/3232-3201 Fax.: (13) 3233-8953