Com aproximadamente 30 mil sindi-calistas que lotaram o Pacaembu no dia 1º de Junho de 2010, a diretoria do Sintragenlitoral marcou presença e as Centrais Sindicais Força Sindical, CUT, NSCT, CGTB e CTB aprovaram a Agenda da Classe Trabalhadora. O documento apresenta uma série de reivindicações, divididos em seis eixos de propostas que vão muito além dos temas sindicais. No seu conteúdo que você pode acessar na íntegra pelo site www.fsindicalsp.org.br você encontrará temas que vão desde saúde, educação, reforma agrária e temas sindicais e do mundo do trabalho devidamente contextualizados.
Este encontro não só foi um momento histórico, mas também de vanguarda, antevendo a onda que pode surgir a partir da crise da Europa que tenta destruir toda a rede de proteção social existente para o trabalhador, conquis-tada a base de muitas lutas e sacri-fícios. Neste sentido, as Centrais Sindicais e seus Sindicatos associados têm um papel fundamental não só na manutenção dos direitos existentes, mas também na sua ampliação. O conjunto das propostas tem caráter eminentemente social que não se confronta com o econômico à medida que ele favorece o mercado interno onde todos ganham.
É sempre bom ressaltar que todo esse avanço na construção de uma proposta única das Centrais Sindicais, só foi possível porque anterior a todo este processo, as Centrais vem trabalhando a dez anos em torno da unidade sindical em defesa dos direitos dos trabalha-dores, que é uma realidade hoje. Essa estratégia não só fortaleceu todo o movimento Sindical pelo Brasil como deu velocidade e musculatura para as conquistas. .

A conferência passa a ser uma “chave de ouro” que sintetiza na sua proposta, todas as aspirações dos trabalhadores e cidadãos legitimamente represen-tados pelo movimento sindical. Agora, o movimento sindical brasileiro vai encaminhar e trabalhar para que, vença quem vencer as eleições, se construa um pacto que possibilite uma adesão

 

Escrito por Rogélio N. Salgado


As mesas redondas realizadas na sede da Federação dos Trabalhadores em Segurança e Vigilância Privada, Transporte de Valores, Similares e afins do estado de São Paulo-SP, convocaram as seguintes empresas:

- Centurion Vigilância e Segurança Ltda.;

- Copseg Segurança e Vigilância Ltda.

Teve também a participação da GP Guarda Patrimonial de São Paulo Ltda., onde foram discutidos: convênio médico, reclamações dos vigilantes relacionados a assuntos variados, ficando o prazo de 60 dias para estas empresas regularizarem e apresentarem aos Sindicatos que fizeram parte desta mesa redonda.


Companheiros a nossa luta para termos a nossa própria sede sindical está no fim, com a colaboração de todos e o sonho de muitos, incluindo a deste presidente.
Vale a pena lembrar do início de minha campanha à presidência deste Sindicato em um dos nossos projetos estava a compra da nova sede própria como prioridade, e aí está, pra todos inclusive para aqueles que criticaram.
À partir de agora, teremos espaços para profissionalização, palestras e cursos que devem ser administrados em nosso novo auditório.
Você percebe o quanto você ajudou a realizar tudo isto?

E sendo uma administração séria e honesta os objetivos vão se concretizando, sonhos de todos nós vão se realizando a cada dia, por etapas.
Queremos agradecer a todos que confiaram e que continuem confiando nesta diretoria pra conseguirmos mais e mais benefícios para esta categoria guerreira que vem provando a cada dia o seu valor e respeito perante a sociedade.

Aparecido Gonsalves
 

SEGURIDADE APROVA LICENÇA-PATERNIDADE DE 15 DIAS

Projeto beneficia pais biológicos e adotivos. Texto aprovado também garante estabilidade de 30 dias no emprego após o término da licença.
A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou o Projeto de Lei 3935/08, do Senado, que aumenta de 5 para 15 dias consecutivos a licença-paternidade, beneficiando tanto o pai biológico quanto o adotivo.
O benefício valerá para os trabalha-dores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT - Decreto Lei 5.452/43). O projeto também garante ao pai estabilidade de 30 dias no emprego após o término da licença-paternidade.
A relatora, deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA), recomendou a aprovação da proposta. O aumento da licença, segundo ela, representa um avanço em relação ao prazo atual, apesar de não ser o ideal. “A licença-paternidade é de fundamental importância para aumentar o contato direto entre pai e filho nos primeiros dias de vida da criança e para que o pai dê mais apoio à mãe nos cuidados com o bebê e nas tarefas domésticas”, disse a deputada.
Segundo o projeto, se a licença-paternidade for solicitada durante as férias, ela só será contada a partir do primeiro dia útil após o término das férias. Se o pedido de licença for feito nos primeiros 15 dias de férias, no entanto, prevalecerá à licença-paternidade e as férias começarão a ser contadas depois do fim da licença.
Em relação ao pai adotivo, o texto concede a licença mediante a simples comunicação do fato, acompanhada da certidão de nascimento ou de documento oficial de adoção, independentemente da idade do adotado.

Fonte: Agência Câmara

A Emenda Parlamentar do deputado federal e presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, que pede que o reajuste dos aposentados que ganham acima do salário mínimo seja a soma da inflação (INPC) mais 80% do PIB (Produto Interno Bruto), foi aprovada no Senado. A Emenda, que reajusta as aposentadorias em 7,71%, já havia sido aprovada na Câmara, e agora segue para a apreciação do presidente Lula.

A aprovação só aconteceu depois de muita pressão. Os aposentados ligados à Força Sindical fizeram vigília no Congresso Nacional, desde 2009, para sensibilizar os parlamentares visando a aprovação do aumento real para os aposentados que ganham acima do salário-mínimo e mudanças no fator previdenciário.

Paulinho da Força acredita que o presidente Lula não irá vetar este reajuste. “É uma questão de sensibilidade social reajustar as aposentadorias com valores acima do piso. Os aposentados e pensionistas estão há vários anos sem aumento, com os benefícios corroídos pela inflação ”, afirma. A medida beneficia 8,35 milhões de aposentados no País, que estão sem aumento real desde 2003.

Vale lembrar que o reajuste digno e a recomposição do poder de compra para os aposentados são bandeiras de luta da Força Sindical e de suas entidades filiadas.

Assessoria de Imprensa da Força Sindical

RELAÇÃO DE EMPRESAS QUE ASSINARAM PLR ACORDO COLETIVO

* Macor Seg.e Vig. Ltda.
* Soldier Seg. S/C Ltda.
* Marvin Seg. Patrim. Ltda.
* Loyal Serviços de Vig. Ltda.
* Stay Work Seg. Ltda.
* Universo System Seg. e Vig. Ltda.
* Plesvi Planej.e Execução de Seg.e Vig. Internas S.A.
* Securitta Seg.e Vig. Ltda.
* Estrela Dourado Vig. e Seg. Ltda.
* Treze Listas Seg.e Vig. Ltda.
* Alsa Fort Seg. Ltda.
* Vigilex Serviços de Vig. e Seg. Ltda.
* Belfort Seg. de Bens e Valores Ltda.
* Empresa GSV Seg.e Vig. Ltda.
* Protege S/A Proteção e Transporte de Valores
* Força e Apoio Seg. Privada e Ltda.
* GP Guarda Patrimonial de São Paulo Ltda.
* Servi Seg.e Vig.de Instalações Ltda.
* Souza Lima Seg. Patrimonial S/C Ltda.
* Engeseg - Empresa de Vig. Computadorizada S/C Ltda.
* Proevi Proteção Especial de Vigil. Ltda.
* Master Security
* Power Seg. e Vig. Ltda.
* Suporte Serviços de Seg. Ltda.
* CJF de Vig. Ltda
* Evik Seg. e Vig. Ltda.
* Vise Vig. e Seg. Ltda.
* Comando Seg. Especial S/C Ltda.
* Proseg Seg. e Vig. Ltda.
 

APROVADO RELATÓRIO DE EUDES XAVIER

Prevê adicional de 30% para atividade de risco

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados acaba de aprovar, por unanimidade, o relatório do deputado Eudes Xavier (PT- CE).O texto dá parecer favorável ao projeto de Lei 6113, do Senador Paulo Paim, que inclui os vigilantes entre as categorias profissionais que são expostas a atividade de risco e, portanto, têm direito ao adicional de 30%. Agora, a proposta seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça.

No texto de seu relatório, Eudes Xavier diz que a alteração na CLT para incluir os vigilantes entre as profissões sujeitas a risco possibilita que profissionais como salva-vidas, vigias e vigilantes, seguranças privados, dentre outros, sejam reconhecidos pelos esforços despendidos na tutela do patrimônio e da vida das pessoas. “Esta tarefa é onerosa e sempre sujeita aos riscos decorrentes da exposição à violência e à ganância”, justifica o deputado em seu relatório

A união da categoria foi essencial para a aprovação da proposta. Delegações de diversos estados marcaram presença e pressionaram os deputados. Além do presidente da CNTV, José Boaventura (BA), estiveram presentes na reunião representantes dos vigilantes do Distrito Federal (Chico Vigilante, Carlos José das Neves, José Maria de Oliveira, Vicente Lourenço); Rio de Janeiro (Heralde Silva Santos, Cláudio José e Adriano Linhares); Goiás (Márcio José de Brito); Mato Grosso (Valtair Laureano); Mato Grosso do Sul (Gilson Pereira); Ceará (Wellington Nascimento, Anastácio Bento, Daniel da Silva e Antônio Vasconcelos) e Paraná (Márcio Lell), além de vários companheiros, especialmente do Distrito Federal, que lotaram a sala da comissão.

Todos os parlamentares que participaram da reunião fizeram questão de se colocar ao lado dos vigilantes. O deputado Paulo Rocha (PT-PA) pediu agilidade na apreciação do PL 39, que regulamenta o Estatuto dos Vigilantes e está parado no Congresso há mais de quatro anos.

Ultrapassada a fase de votação do projeto na comissão, é importante nos mantermos alertas para evitar qualquer tentativa de barrar ou emperrar a proposta.

Assessoria de Imprensa CNTV
 

O calendário de pagamento do abono do PIS/Pasep foi divulgado ontem e os primeiros valores sairão em 11 de agosto. O abono de um salário mínimo (R$ 510) ficará disponível para saque até 30 de junho de 2011. Quem não retirar a grana até essa data perderá o direito ao benefício.

A liberação da grana do PIS, que é pago nas agências da Caixa, é dividida de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Já o Pasep é liberado no Banco do Brasil para os servidores, segundo o final do número de inscrição do profissional.
A previsão do Ministério do Trabalho e Emprego é que 18,4 milhões de trabalhadores recebam o benefício, o que representa cerca de R$ 9,3 bilhões no total.
Fonte: RD Online

COMISSÃO DA CÂMARA APROVA ESTABILIDADE
DE TRÊS MESES APÓS FÉRIAS

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou a concessão de estabilidade no emprego por três meses aos trabalhadores após o retorno de férias, licença-maternidade ou afastamento involuntário não inferior a 30 dias. A medida é valida para os funcionários regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).O texto aprovado foi o substitutivo do relator, deputado Paulo Rocha (PT-PA), ao Projeto de Lei 3035/08, do deputado Sandes Júnior (PP-GO). A proposta aprovada na comissão eliminou a previsão de o empregado receber em dobro a multa rescisória calculada sobre o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) caso fosse demitido sem justa causa durante a estabilidade.
De acordo com Rocha, esse dispositivo representava uma "contradição", pois permitia, na prática, que o trabalhador perdesse o emprego mesmo com o benefício da estabilidade. Outra mudança trazida pelo substitutivo é que, na hipótese de férias fracionadas, a estabilidade será aplicada após o fim do primeiro período de descanso.
O texto deixa claro também que a nova norma não revogará qualquer estabilidade mais favorável ao trabalhador existente em outras legislações. Um exemplo é a estabilidade de 12 meses em caso de acidente de trabalho, prevista na Lei de Benefícios da Previdência Social (8.213/91).
 
Fonte: RD Online


Levantamento feito pela Comissão do Trabalho da Câmara aponta que tramitam na Casa 64 projetos de lei com o objetivo de ampliar as hipóteses de saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pelos trabalhadores. Nascimento do filho, casamento, compra de carro, pagamento de conta de água e luz e aprovação em concurso público federal são algumas idéias apresentadas por parlamentares que têm causado alerta nos dirigentes dos órgãos gestores do fundo. Eles vêem nisso a implementação, aos poucos, das propostas negadas na revisão da lei do fundo, em 1989. Naquele ano, foram aventadas 37 hipóteses, das quais 11 entraram no texto da lei. Hoje elas já são 22.
"O caminho que está sendo trilhado é o mesmo do da revisão da lei: o esvaziamento do fundo e o impedimento de que ele cumpra seu papel social. Não devemos ampliar as hipóteses de saque. Devemos é avaliar as que já existem e, se necessário for, suprimi-las", afirmou José Maria Oliveira Leão, gerente nacional do FGTS da Caixa Econômica Federal, banco que gere os depósitos do fundo. Ele defende uma visão sistêmica do fundo, um dos principais responsáveis no país por financiar investimentos nas áreas de saneamento, habitação e transporte urbano. Os depósitos são feitos individualmente pelos trabalhadores, que podem movimentá-los dentro de situações específicas, como a compra de uma casa.
Nos últimos três anos, ficaram disponíveis para investimentos nessas áreas de infra-estrutura mais de R$ 140 bilhões. É a esse perfil de investimentos, segundo os dirigentes, de caráter "coletivo", a que devem prestar atenção os parlamentares que propõem benefícios de viés "individual", colocando em risco benefícios que atingiriam toda a população.
"É preciso ter muita prudência. Não é possível um fundo conviver com a quantidade de saques que se quer ter, sob pena de ser desestruturado", afirmou o presidente do conselho curador, Paulo Furtado, para quem falta uma visão geral do fundo. "O FGTS tem que ser visto na sua inteireza. Não é possível olhar apenas na ótica de uma parte, nem só da conta individual, nem do desenvolvimento urbano. Muitos desses saques não têm o menor sentido."
Os dois estiveram em uma audiência pública na Câmara para tratar do FGTS. Dela participaram também integrantes de centrais sindicais, que também concordaram que há excesso nas propostas, embora tenham feito críticas ao modelo no qual o fundo é gerido. A principal crítica foi à destinação - considerada excessiva - para a compra de títulos públicos federais. De acordo com Mário Avelino, presidente da ONG FGTS Fácil, 44,25% (R$ 96,4 bilhões) dos ativos do fundo vão para a compra desses títulos, número maior do que o que vai para a habitação, saneamento básico e infra-estrutura, que correspondem, somados, a 42,19% dos ativos (R$ 91,9 bilhões). Os dados são de dezembro de 2008.
Avelino critica também a forma de remuneração do fundo, defendendo que seja utilizado o INPC no lugar do IPCA. Desde 2002, segundo ele, o trabalhador teve perdas de 33% com o IPCA (R$ 64,5 bilhões): "O trabalhador não veio aqui pedir para sacar com coisas inúteis e situações que não se justificam nem para obter rendimento maior do que deve. Ele veio pedir justiça."
Para Avelino, dos projetos que tramitam no Congresso, precisam ser aprovados o que diminui o prazo para recolhimento do FGTS em atraso de 30 anos para um ano; o que repassa a maior parte da multa pelo atraso ao trabalhador prejudicado e o que diminui, de três anos para um ano, o saque de contas inativas.

Fonte: Valor Econômico


Em Assembléia realizada no último dia 02 de junho, entre à Refinaria Presidente Bernardes e os vigilantes noturnos da empresa Evik, foram argumentados os fatos:

- aprovação da proposta para a empresa acertar o pagamento de junho/09 a maio/10;

- orientação de parte jurídica para rever o pagamento de julho/07 e a hora noturna reduzida.

 

Exame Médico : 3ª à 6ª feira das 9h às 15h
sábado e domingo das 9h às 12 h
Válido por 03 meses - Comparecer com traje de banho.
Não Sócio trazer 02 fotos 3 x 4, para carteirinha, mais informações secretaria (Tel.: 3239.4224)
Para inscrição de qualquer modalidade é obrigatório a apresentação de atestado médico.
 


Trabalhador unido, sindicato forte, categoria vencedora.
Venha você também, junte-se a nós e engaje nessa luta!

 
Rua Antonio Bento, 158 Vila Mathias - Santos/SP CEP 11075-260
Tel.: (13) 3232-3432/3232-3201 Fax.: (13) 3233-8953