Exame de vista
Para sua comodidade, as óticas Via Óculos e Visão Bela Artes Vision estarão no dia 9 de outubro, na Sede do Sindicato, em Santos. Óculos com descontos e parcelamentos exclusivos, estendidos aos dependentes. Confira!

   

Batalha é gigantesca! Esclarecimento à categoria

Quero informar e deixar claro aos trabalhadores que assim que houver qualquer definição na tramitação (que depende das negociações entre os representantes das partes envolvidas) da referida Lei no Ministério do Trabalho, a categoria será imediatamente comunicada. Um panfleto específico será distribuído por toda a base, além da publicação no nosso site (confira no sintragenlitoral.com.br).
Digo e reforço que a diretoria está atenta aos acontecimentos e desenrolar das negociações. Somos parte interessada e estamos cientes do nosso papel de acompanhar e informar as coisas de interesse de nossa categoria. Nisso, todos podem ficar despreocupados. O que não podemos é atropelar as coisas, entrarmos numa empolgação sem embasamento legal e/ou respaldo jurídico. Cuidado, sempre!

Essa questão já foi amplamente debatida, bem como foram feitos todos os encaminhamentos possíveis. Não medimos esforços (sindicatos e federação) no tratamento (discussão) desse assunto. Há anos que essa tem sido uma das nossas mais bravas (e intensas) lutas, tudo para que a Lei seja aplicada de forma abrangente. Esse sempre foi o ideal acampado sistematicamente por todas as forças representativas e legais da categoria. Mas cabe ressaltar que essas forças agem dentro de um contexto jurídico, que passa por todas as ‘nuances’ do Campo Sindical, passando pelas esferas e trâmites da Justiça Trabalhista. Não podemos esquecer de que no cenário em questão existe a outra parte, que também luta contumazmente por seus interesses. Daí o motivo da luta ser tão árdua. Ou seja: a nossa batalha é gigantesca.
Não podemos vender ilusões, mas também não podemos dizer que não houve avanços. O caminho é longo. No entanto, já percorremos várias instâncias. É chegada a hora. Cada um está fazendo o seu papel. Pena que alguns se utilizam de redes sociais se passando por revolucionários, com discursos demagógicos, achando que têm a solução para tudo. Entretanto, quem bate o martelo é o Ministério do Trabalho, de acordo com as convicções técnicas e tratativas em andamento. O bom bom senso pede que aguardemos as cenas dos próximos capítulos.
A luta continua! - Independentemente do resultado da questão acima, a vida segue. Estamos entrando no período de discussão para definir os itens que vão compor a pauta de negociação inerente à Convenção Coletiva de Trabalho para o próximo biênio. Fiquem atentos às devidas convocações. Sugiro-os que participem, fiquem informados e enriqueçam as discussões. Lembrem-se de que sua participação é muito importante. Fortaleça o seu sindicato e ajude a definir os rumos das negociações, contribuindo assim nos ganhos e conquistas para toda a nossa categoria.
 
Aparecido Gonsalves - Presidente
 

Patrões empacam o debate e acordo segue indefinido

Da esquerda para direita, a bancada dos trabalhadores foi formada por: Pedro Araújo, presidente da Federação dos Vigilantes de SP; Fernando Bandeira, presidente do Sindicato dos Vigilantes do Município do Rio de Janeiro; Adriano Linhares, presidente do Sindicato dos Vigilantes de Petrópolis (RJ); José Boaventura, presidente da CNTV e Ademir WiederKehr, secretário de Imprensa da Contraf-CUT.

 
 
Assim como na reunião do dia 25/07, o encontro ocorrido no dia 13 de agosto, ambos em Brasília, também acabou sem a tão esperada definição, que atenderia aos anseios dos milhares de trabalhadores da categoria. Com isso, segue sem acordo as discussões sobre a N.R (Norma Regulamentadora) nº 16.
O debate para a criação do texto para regulamentar a Lei 12.740/2012 continua emperrado na sua questão principal: a insistência dos patrões em excluir os vigilantes desarmados. Somado a isso, eles teimam na defesa da necessidade de a perícia, além da exclusão de alguns segmentos, como gestores de ensino e monitoramento eletrônico. E ainda exigem parcelamento em três vezes do restante dos 30% nos estados que ainda não conseguiram o valor total, como é o nosso caso.
Durante as duas reuniões do Grupo de Trabalho Tripartite (GTT), realizado no Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador, no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a bancada dos trabalhadores, coordenada pelo presidente da Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV), José Boaventura, condenou veemente a insistência dos patrões em excluir trabalhadores, rechaçando a proposta patronal de retirar direitos de quem atua sem armas, a necessidade de perícia e do pagamento em parcelas.
Ainda conforme boa Boaventura, não há amparo na lei para isso. “Os empresários querem ir contra as convenções que eles mesmos assinaram e assumiram que existe risco no exercício da profissão de Vigilante”, declarou. Outro encontro ficou agendado para o dia 3 de setembro. A categoria aguarda!
 

‘Dia do Vigilante’ é lembrado na Assembleia Legislativa

Homenagem foi estendida às entidades representativas da categoria, com trabalho dos dirigentes sendo reconhecidos na Casa de Leis e até no Sindicato Patronal, que também realizou evento
 
 

Representatividade destacada - Sintragenlitoral é homenageado pela seriedade e relevância da entidade na Região, contribuindo para o crescimento da categoria no Estado. Aparecido Gonsalves recebeu a placa, represantando os Vigilantes da Baixada Santista
 

‘Dia do Vigilante’ ganha homenagem na Assembleia Legislativa Paulista

Para marcar o Dia do Vigilante, profissionais com 25 anos ou mais de atuação ininterrupta na profissão foram destacados em homenagem realizada na Casa de Leis Paulista, atendendo a requerimento do deputado estadual Major Olímpio Gomes/PDT. Por conta disso, o Sindicato Patronal (SESVESP) acampou a ideia e resolveu prestigiar os ‘antigos na área’, estendendo a homenagem também ao trabalho cada vez mais consolidado das entidades representivas dos trabalhores da categoria no Estado, tendo entre os destaques a atuação do Sintragenlitoral, representando a classe na Baixada Santista, por meio de seu presidente Aparecido Gonsalves. Solenidade foi realizada na capital, na Sede da SESVESP.

 

800 mil em todo país, com 260 mil só no Estado de São Paulo, sendo cerca de 7 mil na nossa Região. Cabe ressaltar que muitos trabalhadores já dedicaram mais da metade da vida em prol dessa atividade (vários ainda continuam), tendo papel fundamental no reconhecimento da função como uma profissão, conquistando representatividade praticamente no Brasil inteiro, sendo primordial para a consolidação como Categoria, de fato e de direito. Construindo uma rica história de lutas e de conquistas.
Nesse mote de importância adquirida, a categoria obteve o mérito de ser homenageada na Casa de Leis do Estado de São Paulo. Acatando uma iniciativa do deputado estadual Olímpio Gomes/PDT (conhecido como Major Olímpio), a Assembléia Legislativa prestou homenagem comemorativa ao Dia do Vigilante, estendida às entidades representativas (sindicatos) dos trabalhadores da categoria no Estado.
O evento ocorreu no dia 20 de Junho último. Neste mesmo mote, o Sindicato Patronal (SESVESP) complementou a homenagem noutra solenidade, realizada na sede da entidade, dia 17 de julho, na capital. Na oportunidade, Aparecido Gonsalves recebeu uma placa alusiva à data, como dirigente do Sintragenlitoral, representante legal dos Vigilantes em toda a Baixada Santista.
O sindicalista agradeceu pelo reconhecimento do trabalho voltado à categoria, enaltecendo o espírito combativo e cada mais participativo dos trabalhadores, atores principais do fortalecimento dessa categoria.


Empresa Massada desrespeita direito dos trabalhadores

A empresa Massada continua cerceando o direito dos trabalhadores. Seus funcionários são inibidos a praticar a vida sindical. Isso é incostituicional. Nós já acionamos os mecanismos pertinentes contra tal arbitrariedade. No entanto, verifica-se que os funcionários estão aceitando a situação passivamente.
O sindicato faz a sua parte. Porém, é necessário que os trabalhadores também se revoltem contra a usurpação de seus direitos. Afinal, eles são a principal parte interessada.
Aceitar intimidação em nome do emprego só faz que os funcionários continuem sendo cada vez mais lesados, enquanto outros trabalhores exercem e usufruem dos direitos livremente. Não aceitam que decidam por vocês. Denuncie esses desmandos para que possamos tomar outras medidas nas esferas competentes.

A diretoria

Mesas-Redondas

Empresas que compareceram nos meses de julho e agosto:
318 Valentes; SJT Seg. e Vig. Eirelli; Grandeseg Seg. e Vig. Ltda;
Aviseg Seg. e Vig. Ltda.
World Seg. e Vig. Ltda.

Errata - Diferentemente do publicado na edição anterior, informamos que a empresa Shield compareceu (sim) na mesa-redonda no primeiro semestre, quando de sua convocação. Pedimos desculpas à direção da empresa pelo equívoco.

 

Vigilantes participam do Dia Nacional de Lutas

Da Praça Mauá, no Centro, à Praça das Bandeiras - Gonzaga com a praia

Portando faixas, bandeiras e apitos, com coragem e muita disposição, cerca de 200 vigilantes saíram às ruas no Dia Nacional de Luta, ocorrida no último 11 de julho, ocasião em que as Centrais Sindicais mobilizaram milhares de trabalhadores de diversas categorias pelo país afora. E a força da Baixada Santista ficou evidenciada com a adesão de vários sindicatos ao movimento. Entre tantas categorias, o Sintragenlitoral também estava lá. Os vigilantes transmitiram o recado pelas ruas do Centro de Santos, indo até o Gonzaga, engrossando o eco e chamando a atenção das autoridades e dos patrões por, entre outras coisas, melhores condições de trabalho, agilidade na Regulamentação da Lei que trata sobre o pagamento de 30% de Adicional de Periculosidade, já sancionada pela Presidente Dilma Roussef, que aguarda os trâmites legais do Ministério do Trabalho, em Brasília. Uma angústia para os trabalhadores que, há tanto tempo, anseiam em ver chegar aos seus holerites o completo resultado de mais essa conquista. A luta continua!

 


De forma ordeira, Paralisação
dos Vigilantes chama a atenção nas
ruas de Santos, no Dia Nacional de Lutas


População reconhece e aplaude manifestação da nossa categoria

 

Exame Médico : 3ª à 6ª feira das 9h às 15h
sábado e domingo das 9h às 12 h
Válido por 03 meses - Comparecer com traje de banho.
Não Sócio trazer 02 fotos 3 x 4, para carteirinha, mais informações secretaria (Tel.: 3239.4224)
Para inscrição de qualquer modalidade é obrigatório a apresentação de atestado médico.
 

Trabalhador unido, sindicato forte, categoria vencedora.
Venha você também, junte-se a nós e engaje nessa luta!

 
Rua Antonio Bento, 158 Vila Mathias - Santos/SP CEP 11075-260
Tel.: (13) 3232-3432/3232-3201 Fax.: (13) 3233-8953