Segurança Orgânica, em um sentido mais amplo, seria toda ação, cautelas e medidas de proteção adotada por uma organização. Tanto nas públicas, quanto nas privadas existe uma preocupação crescente com essas medidas de segurança, que pode ser estendida a grande número de colaboradores.

Para a legislação de Segurança Privada, as empresas do ramo de atividade diferente da segurança privada e do transporte de valores, que utilizar pessoal do próprio corpo (quadro) de colaboradores para exercer essas atividades, deve solicitar autorização à Polícia Federal, adequando-se à legislação própria. Ou seja: possuir CNPJ e solicitar autorização para o Serviço Orgânico.
Está vendo? Como pode perceber, você enquadra-se justamente nesta questão.

Porque a minha atividade é comparada à do vigilante?
Pelo seu funcionamento. Os requisitos para a ‘Atividade de Segurança Orgânica’ poder existir e funcionar legalmente são os mesmos exigidos para o funcionamento de ‘Empresa de Segurança Privada’ (serviço-terceirizado).
Traduzindo: Para a Polícia Federal (PF), toda atividade desenvolvida visando proteger patrimônio, pessoas e valores, se constitui em atividade de segurança privada, sendo imprescindível possuir o alvará de funcionamento para comprovar sua regularidade, inclusive as Orgânicas. Mesmo a segurança prestada sem a utilização de armas de fogo precisa obter a autorização.

O Vigilante para poder exercer a sua atividade necessita obrigatoriamente possuir o Curso de Vigilante, estar em dia com a Reciclagem do curso (a cada dois anos), em escolas credenciadas, e a CNV, além de outras exigências pontuais. O mesmo é exigido do Profissional da Segurança Orgânica. Ou seja: as duas atividades passam pelo crivo da PF. Então, nada mais justo que você também ter os mesmos mecanismos de proteção e de representatividade sindical.

Exemplos de pessoas jurídicas
que possuem esse serviço:

Centros de Lojas (Shopping Center); Clubes; Condomínios Residenciais; Escolas; Hospitais; Hotéis; Igrejas; Indústrias; Instituições financeiras; Lojas; Postos de Gasolina; Propriedades Rurais (Fazendas, Chácaras, etc.); Restaurantes; Usinas de Açúcar, etc, etc.
Fiquem atentos - Conheça seus direitos, filie-se ao nosso sindicato e não deixe de usufruir dos benefícios como nosso associado. Fique por dentro de tudo que acontece na nossa categoria, acessando o nosso site (inclusive o facebook) dessa entidade que lhe representa e briga pelos seus direitos. Informe-se!

Desde já, obrigado pela atenção!

Aparecido Gonsalves e Diretoria
 

Rua Antonio Bento, 158 Vila Mathias - Santos/SP CEP 11075-260
Tel.: (13) 3232-3432/3232-3201 Fax.: (13) 3233-8953